A importância das influenciadoras na publicidade

         O modo como as pessoas estão consumindo informações e produtos está passando por uma constante evolução. A internet abriu um espaço em diversas plataformas e deu voz a muitas pessoas que do dia para noite começaram suas postagens no Youtube, Blogs, Facebook, Instagram, entre outras redes sociais.

         Nesse processo de ascensão das mídias sociais desde o microempreendor até grandes empresas viram uma oportunidade de divulgarem seus produtos, serviços e conteúdos de modo geral. Assim, os influenciadores digitais ganharam seu espaço e se tornaram grandes aliados para o sucesso de muitas marcas.

         E do que eles falam? De tudo. Tudo mesmo! E é dessa popularidade que se extrai a oportunidade de uma grande estratégia de marketing.

         Para Bernardo Kikuthi, empresário e profissional na área de marketing e publicidade, as influenciadoras tem sido fundamentais para muitos negócios, não apenas para ajudar a propagar uma ideia, uma marca, mas principalmente para fazer análises que geralmente passam despercebidas por parte dos empreendedores.


         Ainda, segundo o empresário: “As influenciadoras ajudam a testar produtos e serviços, trocam ideias com seguidores, pedem avaliações. Um trabalho bem feito com influenciadoras ajuda a resolver vários problemas que envolvem pesquisa de mercado, divulgação, apresentação da marca ou de um determinado produto ou serviço. Incluí-las na publicidade das empresas é definitivamente uma das principais estratégias para obter resultados satisfatórios”.


Bernardo Kikuthi

          Em entrevista realizada com a digital influencer Valéria Coelho, ela nos contou que desde pequena já tinha esse perfil criativo e influenciador, mas só quando foi convidada a participar de um programa de TV que viu sua real profissão. Relata que com sua desenvoltura, ganhou espaço e depois disso muitas novas parcerias surgiram.

Valéria Pacheco Coelho

Instagram @valeriapachecocoelho

         A influenciadora possui um perfil que aborda os mais diversos assuntos como moda, maternidade, entrevistas, dicas para o dia a dia, e tudo com muita simpatia.


         Para Valéria é muito importante ser autêntica em suas postagens. Questionada sobre como seu papel pode influenciar na decisão de seus seguidores ela respondeu: “Acredito que as pessoas possam ter dificuldades em fazer escolhas com a alta gama de opções, nosso papel ajuda nesse processo de decisão. Nos tornamos aquele amigo ou familiar que indicou um serviço ou produto, ou seja, o público confia na minha indicação. Preciso ser verdadeira”.

         Já para Rebeca Molinari, a ideia inicial era ter os vídeos e postagens no Youtube como lembrança da maternidade e dos primeiros anos da filha, mas com o grande número de visualizações viu que estava se tornando uma influenciadora.

Rebeca Molinari
Youtube @rebecamolinari
Instagram @rebecamolinari

         Rebeca conta que sua primeira postagem foi em 2015 e que desde então fala diariamente do seu cotidianoNas palavras dela: “As parcerias que firmo são com empresas que realmente acredito. Hoje em dia todo mundo está com o celular na mão, é um canal importante de comunicação, temos que tomar cuidado, pois podemos influenciar na decisão que vai impactar na vida de outra pessoa”.

         Elaine Pinheiro, publicitária e atual influenciadora digital, conta que tudo começou naturalmente ainda quando trabalhava na área da publicidade, já tinha contato com a mídia e empresas que a procuravam com a estratégia de divulgar a sua empresa e estar no mercado, levando conteúdo em massa às pessoas. “O termo influenciador digital é recente, mas a profissão em si já é antiga. Desde sempre existe o boca a boca, mas com a internet e as mídias sociais ganhamos maior visibilidade”, diz Elaine. A influenciadora possui um perfil que aborda os mais diversos assuntos como viagens, moda, maternidade, bem estar, produtos de beleza e dicas para o dia a dia e tudo muito orgânico do que realmente usa e confia.

 

Elaine Pinheiro
Instagram @elainepinheiro

         Os influenciadores produzem o conteúdo, que pode assumir inúmeros formatos e é bastante apreciado pelas audiências em vídeo. Marca, influenciador e consumidor se encontram e interagem graças à pertinência do conteúdo. Autenticidade é lei máxima.

         E claro aproveitar as oportunidades que surgem como, a Thiemy Naniwa, mãe da Liz, que mostra o dia a dia da maternidade real. Suas parcerias são com empresas voltadas a esse tema. “É muito importante fazer uma pesquisa e o papel do influenciador pode ser um divisor de águas pra quem deseja ou não consumir um produto. As pessoas estão se habituando a essa nova forma de comunicação, observando as tendências e propagando”, relata Thiemy.

Thiemy Naniwa e sua família
Instagram @thienaniwa

          Como qualquer outro profissional, influenciadores possuem direitos e deveres. Quando é contratado, deve se atentar às regras básicas de qualquer contratação de prestação de serviços como objeto, especificação do objeto, prazos, responsabilidades, extinção, entre outros. Por isso, contratar uma agência ou um profissional para coordenar é de suma importância.
 

ERROS QUE UMA EMPRESA DEVE EVITAR

 
• visualizar somente quantidade de inscritos ou seguidores
Realizar um trabalho com influenciadores requer muito mais do que ‘números’ que um influenciador pode alcançar.
 
• criar conteúdo sem sentido
Um trabalho com influenciadoras deve possuir coesão e coerência para que a mensagem do emissor faça sentido para o receptor.
 

NÃO É DEVER DE UMA INFLUENCIADORA

 
• vender um produto ou serviço, ou falar bem da marca
Muitas pessoas acham que é ‘chegar e pagar’ pelo serviço de uma influenciadora para que ele divulgue determinado produto, mas não é assim que funciona (ou, não é assim que deveria funcionar). Para Bernardo, “antes de realizar qualquer trabalho com uma determinada marca, é imprescindível conhecer a empresa, a qualidade dos produtos, o atendimento, e só depois verificar com as influenciadoras se elas aceitam o convite de experimentar determinado produto ou serviço e falar sobre ele”.
 
• aceitar qualquer trabalho
Se uma determinada marca possui alguma característica que coloque em risco a imagem da influenciadora, ou se determinado produto ou serviço é ruim, o trabalho deve ser recusado.
 

DICAS PARA UM BOM RESULTADO

 
• dê liberdade e autonomia para o influenciador
O erro de muitas empresas é engessar roteiros, prazos e projetos. Criar um roteiro com passo a passo do que a influenciadora deve fazer e de como ela deve falar, é um passo dado na direção errada.
 
• flexibilize o tempo dos influenciadores
Muitos serviços são realizados de forma simultânea para aproveitar cenário, câmera, cabelo, maquiagem, edição de conteúdo, etc. Um trabalho com influenciadores é diferente de um vídeo institucional ou de outras ações publicitárias com data para lançamento.
 
• realize trabalhos constantes
Um único trabalho, com uma única influenciadora, não trará o resultado desejado.
 
• pague pelo tempo das outras pessoas
Valorize o trabalho de outros profissionais assim como você deseja que valorizem seus serviços. Muitos empresários enxergam somente o que foi postado, mas não entendem o trabalho antes da postagem, o que foi estudado, o que foi criado, como foi criado, quanto tempo foi desprendido para realizar uma determinada postagem em uma rede social.
 
• se atente ao feedback
Feedback é o retorno da informação, é um meio de poder avaliar o que está sendo negativo para poder melhorar. “Houve casos onde as influenciadoras e centenas de seguidores relataram que desejavam consumir um determinado serviço de uma empresa, mas que o preço daquele serviço estava bem acima, muito fora do que os consumidores estavam dispostos a pagar, mas infelizmente a empresária não estava disposta a realizar alguma mudança”, diz Bernardo, e conclui: “Os feedbacks ajudam a melhorar um negócio, ignorar isso é impedir que a empresa se adapte a um cenário exigido pelos consumidores”.
 
• contrate uma agência ou profissional que coordene o trabalho
Não há dúvidas que influenciadores são grandes aliados para uma empresa, mas existe um enorme trabalho que deve estar relacionado com os influenciadores. Contratar uma agência ou um profissional para coordenar o trabalho com as influenciadoras é fundamental para um bom resultado.

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