Branding

Vivemos numa época onde as ideias de uma empresa levam a consolidação da marca e até mesmo seu eventual sucesso ou fracasso. Além de um marketing responsivo, posicionar-se mediante fatos políticos ou sociais é que o gera uma relação consumidor X produtor e é nesse e em outros pontos que o trabalho de branding se torna essencial.

Brandingbrand management ou traduzindo ao pé da letra gerenciamento de marca é como determinada marca se mostra ao mundo. É basicamente a roupa que a empresa veste. O branding considera desde a criação de um logotipo até ações sociais da qual a empresa propõe ou participa em pró de gerar valor sobre a própria marca e adquirir “status” sobre as concorrentes do mesmo ramo, ambos os pontos vitais para uma empresa de sucesso.

Gerenciar uma marca é criar todo um ecossistema em volta dos serviços que a mesma oferece. Um logo e slogan são pontos iniciais ao gerenciar uma marca. O logotipo por si envolve o significado da empresa e seus produtos, além de definir as cores da empresa que são importantíssimas, já que um conjunto de cores bem definidos consegue passar a sensação desejada ao cliente e um slogan forte define como a marca se posiciona sobre seus serviços e se bem trabalhado fica memorizado na mente de quem o ouve/lê.

Um visual correto é aquele que condiz com os produtos e ações da empresa. Uma marca que tente transmitir energia, designs vibrantes e atividade possui um site com interface obviamente diferente de uma que tente lhe passar seriedade e informações diretas. Não só por serem de negócios provavelmente distintos, mas também pela forma que uma marca foi desenvolvida e trabalhada sobre. Seria uma quebra de expectativa se não fossem assim.

Em outro ares, campanhas publicitárias são obviamente o que mostra a marca no mercado. Uma boa campanha publicitária precisa condizer com os valores da empresa. Não adianta promover valores que não são acatados pela mesma. Isso apenas gera uma falsa imagem da empresa e uma má impressão do público ao ver que não se trata do mesmo que o divulgado. Por isso todo o processo de branding precisa ser cuidadosamente trabalhado mediante reuniões e briefings. Manter uma marca não é fácil e uma constante manutenção é necessária para se adequar a realidade de seu tempo, já que valores que eram valorizados no passado hoje em dia podem ser considerados ofensivos.