MARKETING, PUBLICIDADE E VENDAS
Marketing é o processo usado para determinar quais produtos ou serviços vão interessar os consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação ao cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. O marketing é a arte de descobrir oportunidades. O profissional que atua nessa área, dentro de uma organização, é responsável principalmente por fortalecer a marca corporativa, proporcionar uma medida de responsabilidade entre os setores da organização para evitar desperdícios financeiros, identificar novas oportunidades e as mudanças no panorama dos consumidores. O profissional em marketing, em resumo, fornece um ponto de vista mais orientado ao consumidor em todos os níveis de uma empresa.
Alguns profissionais confundem vendas com marketing. Deve haver um alinhamento e integração entre ambas as situações, mas não misturá-las. O marketing prepara a marca, planifica, ou seja, organiza algo dentro de um plano, implica em ter um ou vários objetivos a cumprir, juntamente com as ações requeridas para que esses objetivos possam ser alcançados.
Por sua vez, os planos de vendas ficam sobre a responsabilidade dos vendedores. Os vendedores e os profissionais que farão a venda efetiva dos produtos ou serviços são aqueles que utilizarão das estratégias fornecidas pela equipe de marketing, para que forneça valores aos consumidores superando suas expectativas, e não apenas entregando aquilo que o consumidor já espera receber.
Já a palavra publicidade teve origem no latim publicus, que quer dizer público, e em todo o tempo constituiu o ato de divulgar ou de tornar público. O propósito da publicidade é uma mensagem a ser alcançada para o único proposito de vender.
Alguns empreendedores possuem dificuldade em compreender a importância da publicidade para sua organização, e quando decidem investir, ao invés de procurar por um profissional especializado na área ou contratar uma agência para realização do serviço, decide executar sozinho, sem conhecimento no assunto, tornando a comunicação falha e desperdiçando recursos financeiros, e por consequência, na maioria das vezes deixando de gerar o resultado planejado.
Uma das maiores dificuldades que os empreendedores possuem quando necessitam aumentar sua participação no mercado está na identificação dos problemas, tanto no ambiente interno, ou seja, dentro de sua organização, quanto no ambiente externo, nos fatores no macro ambiente, forças externas as quais a organização não pode controlar, para isso, pode ser realizada uma análise que envolve fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
Qualquer negócio deve visar lucro e retorno sobre o investimento realizado em publicidade, e para os pequenos negócios, é de suma importância que se almeje o máximo desse retorno devido as suas limitações financeiras, afinal, a única maneira que será realizada a entrada de dinheiro será através das vendas, estas que são orientadas através do setor do marketing, mas que dependerão do sucesso da publicidade para o efetivo sucesso.
Bernardo Pacheco Kikuthi é um empresário, administrador, MBA em Marketing e Vendas, e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Publicidade e Propaganda.